FUTEBOL NO SBT

SBT está próximo de acordo para transmitir Libertadores até 2022

Já existem conversas avançadas por valores e condições para a emissora paulista substituir a Globo

08/09/2020 às 10h58min
Por: UOL // NTocantins - Foto: AFP via Getty Images

Segundo o site UOL, a Conmebol e o SBT estão a um passo de fechar a negociação dos jogos da Libertadores em TV aberta para o Brasil até 2022. Já existem conversas avançadas por valores e condições para a emissora paulista substituir a Globo, que rompeu o contrato e não obteve sucesso na tentativa de renegociar a transmissão por valores inferiores ao acordo anterior. Assim, o SBT assumirá a transmissão das próximas três edições da competição. A nova parceria já será vista na retomada do campeonato de 2020, na próxima semana. O novo canal parceiro assumirá as transmissões às quartas, marcadas para o horário das 21h30 até o final da primeira fase.

A Globo mandou uma carta para a Conmebol comunicando o rompimento do contrato da Libertadores no início de agosto. A emissora tinha um acordo de US$ 60 milhões por ano, para TV aberta e fechada, e optou pela rescisão após a confederação sul-americana não aceitar renegociar valores. O entendimento é de que a pandemia do coronavírus deveria gerar uma revisão. Após a quebra do acordo, a Conmebol começou a procurar televisões e parceiros no Brasil para saber sobre o interesse na compra dos ativos. A negociação avançou bem com o SBT. Já houve um acordo entre as duas partes em relação aos valores, ao número de jogos e horários das partidas da Libertadores no Brasil. 

Conmebol e SBT já estão nos trâmites finais de análise do contrato. O SBT terá direito a um pacote igual ao da Globo com dois jogos por rodada nas quartas-feiras. A expectativa entre as partes é que trâmites burocráticos sejam resolvidos brevemente e o novo vínculo seja assinado até o final desta semana. A confederação sul-americana e a emissora brasileira tratam o acordo com sigilo e não falam sobre valores. A Conmebol descartou renegociar com a Globo por conta do rompimento do contrato que estava em vigor. Um desconto dado à emissora em novo acordo também poderia gerar discussões dos outros contratos no Brasil, como Facebook e Grupo Disney. Além disso, há uma avaliação de que, ao fechar outra parceira no Brasil, a confederação sul-americana abre um novo mercado para o futebol.


Espaço a patrocinadores facilita negociação 

Outro fator que pesou a favor do SBT na conversa foi o fato de o canal dar espaço aos patrocinadores da Libertadores, o que não era feito na Globo. O pacote comercial da competição sul-americana tem previsão de inclusões comerciais das empresas antes das transmissões e durante os jogos. Nos últimos dois anos de contrato, Globo negociou um acordo separado para não mencionar essas empresas, ao contrário do que fazia a Fox e o Facebook, por conflitos com seus parceiros. O entendimento na Conmebol era de um desgaste com a antiga parceira por conta das seguidas recusas em vincular nomes dos parceiros do torneio. Tal interpretação gerou um sentimento de satisfação diante do novo acordo com o SBT.


Conmebol comemora acordo e vê desfecho positivo 

Executivos da confederação sul-americana envolvidos na negociação ainda celebraram o fato de provar que "há vida" em negociações no Brasil sem a Globo, especialmente após o "blefe" da emissora de romper o vínculo atual e buscar um acordo por valores menores apostando em uma falta de propostas nacionais à Conmebol. Após conversas com emissoras menores como a Rede TV!, a Conmebol ainda celebrou bastante o acordo com o SBT pela abrangência da emissora em território brasileiro - semelhante à da Globo. 

O SBT voltou às transmissões do futebol com a Copa do Nordeste em 2018. Em 2020, comprou a final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Fluminense, em junho. 


Notícias Relacionadas