DE OLHO NA PROMOÇÃO

Procon orienta consumidores sobre a Black Friday

Antes de comprar, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em fraudes

19/11/2020 às 10h38min
Por: Redação // NTocantins - Foto: Divulgação Procon // Governo do Tocantins

Com a proximidade da Black Friday, que acontece no dia 27 de novembro, o Procon Tocantins tem orientado os consumidores para evitar que eles caiam em fraudes.

Com a pandemia da Covid-19, as compras pela internet cresceram muito, e quando isso se junta a grandes promoções, o consumidor deve ficar atento para fugir das dores de cabeça. 

Nos últimos oito meses, o órgão de Defesa do Consumidor já registrou 499 reclamações referentes a compras online. De acordo com o superintendente do Procon, Walter Viana, o órgão está atento as ofertas nas lojas físicas. “Para que o consumidor efetue uma compra segura na Black Friday deste ano, o Procon realizou ações como monitoramento de 1.300 produtos para evitar propaganda enganosa ou que o mesmo seja lesado”, afirma.


Fique de olho

O Procon Tocantins orienta que o consumidor fique atento para evitar que seja vítima de fraudes e de propaganda enganosa. As informações são válidas paras as compras nas lojas físicas ou pela internet.


- Escolha lojas com tradição de vendas on-line ou fornecedores que sejam possíveis de contactar, por telefone ou e-mail, e que tirem todas as suas dúvidas antes da compra;

Pesquise sobre o fornecedor, buscando a opinião de clientes anteriores;

- Verifique as medidas de segurança de dados ofertadas pela loja virtual aos seus clientes;

- Exija nota fiscal, pois ela é seu comprovante de compra;

- Desconfie de preços excessivamente baixos;

- Prazo de entrega muito longo pode significar que o vendedor não dispõe do produto a pronta-entrega;

- Pesquise sobre todas as características do produto antes de fechar a compra para evitar desentendimentos;

Não permita que o site armazene seus dados para compras futuras;

- Faça print ou tire fotos das ofertas anunciadas;

- Fique atento quando a oferta for muito vantajosa.


Denuncie

Em caso de denúncias o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151 ou utilizar o Whats Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site www.procon.to.gov.br e clicar no banner “Faça sua Reclamação aqui”, preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados.


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