COVID-19 EM PALMAS

Mulher com sintomas de Coronavírus está em isolamento domiciliar na capital

Paciente passou pela Bélgica e França no início de fevereiro e não é a única sob observação na cidade

29/02/2020 às 00h59min
Por: Redação //NTocantins - Foto: Divulgação

Na noite desta sexta-feira (28) a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) afirmou, por meio de nota, que uma paciente com sintomas semelhantes aos causados pelo coronavirus (COVID-19) foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região sul da Capital.

A paciente esteve recentemente na Bélgica e França, e voltou ao Brasil no último dia 12 de fevereiro.

Ainda na nota, a Semus esclarece que no atendimento amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-TO) e que "no momento, a paciente não apresenta febre, se encontra bem e orientada em isolamento domiciliar".

Outro caso 

Além da mulher, um homem de 22 anos que passou pela França e Portugal nos últimos 14 dias, está sendo mantido sob quarentena em sua residência em Palmas. Ele apresentou dor de cabeça e tosse seca, mas não teve febre. 

Assim como a outra paciente, ele não atende aos critérios de suspeita do Ministério da Saúde, no entanto está sendo observado como medida de contingência. 

Cautela 

Palmas possui dois casos suspeitos de coronavírus, que, até o momento, não se enquadram no critério do Ministério da Saúde. Mas, por uma questão de cautela estão recebendo acompanhamento até que tenham o diagnóstico definitivo.

O NTO entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para saber sobre os prazos e resultados dos exames feitos na paciente em isolamento, em nota o Órgão esclareceu: 

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que está fazendo o acompanhamento do caso junto ao Município de Palmas.

Todas as medidas de precaução foram tomadas, seguindo rigorosamente os protocolos de condução para casos semelhantes.

As amostras da paciente foram colhidas para que sejam feitos exames no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), embora o caso não apresente sintomas e critérios estabelecidos para suspeita do Covid-19.

A SES reforça que a parceria com os municípios têm sido fundamental na condução dos casos apresentados até o momento no Tocantins e o diálogo tem sido alinhado entre as partes para que a sociedade tocantinense esteja bem assistida por toda rede pública e privada de Saúde.

Palmas, 28 de fevereiro de 2020.

 

Notícias Relacionadas