FACILITAÇÃO DE CRÉDITO

Juros no crédito imobiliário são reduzidos no Norte e Nordeste

A decisão foi aprovada pelo Conselho do FGTS nesta terça-feira (08)

08/09/2020 às 17h56min
Por: Redação//NTocantins - Foto: Beth Santos

Nesta terça-feira (08), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tomou a decisão de reduzir os juros no crédito imobiliário popular nas regiões Norte e Nordeste. A medida foi tomada durante uma reunião extraordinário, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o objetivo é fazer com que mais famílias consigam o financiamento habitacional.

As duas regiões foram escolhidas pois apresentam baixos índices de contratação de crédito imobiliário. Dados do Governo Federal apontam que desde 2015, a região Nordeste não utilizou 23% dos recursos de incentivo destinados ao financiamento habitacional. A região Norte deixou de utilizar 78% do capital. 

Além de taxas de juros mais favoráveis, o ministério informa que haverá uma diminuição na parcela de spread bancário, que é a diferença entre o valor pago pelo banco aos correntistas e o valor real cobrado nas operações. 

As reduções nas duas regiões serão de até 0,5 ponto percentual para famílias com renda de até R$ 2 mil. A taxa de juros pode chegar a 4,25% ao ano para cotistas do FGTS e 4,5% para os demais, o que representa a menor taxa da história em um programa habitacional. 

(Com dados da Agência Brasil) 

Notícias Relacionadas