IMPACTO DIRETO

Ford fecha fábricas no Brasil, Governo lamenta prejuízo e cobra empréstimos

Montadora deve R$ 335 milhões ao BNDES

12/01/2021 às 17h04min
Por: Redação//NTocantins - Foto: Divulgação//Ford

A Ford anunciou, recentemente, o fechamento de todas as fábricas da montadora no país, uma medida que deve impactar diretamente a economia e custar milhares de empregos. Nesta terça-feira (12), o Ministério da Economia divulgou uma nota lamentando a saída da empresa. Além disso, o  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cobrou explicações da montadora, que deve R$ 335 milhões ao país.

A dívida se refere ao recebimento de dois empréstimos para desenvolvimento de novos veículos e ações sociais.  

Em nota, a companhia norte-americana justificou o fechamento por conta dos prejuízos financeiros causados pela pandemia de Covid-19 e à pouca rentabilidade com a venda dos veículos no Brasil. Com essa mudança, os modelos Ka e EcoSport saem de linha no país. 

Além do Ministério da Economia e do BNDES, sindicatos de diversas localidades se pronunciaram, dentre eles o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), que disse que quer que a Ford reveja a decisão. 

Confira a nota do Ministério da Economia:

 "O Ministério da Economia lamenta a decisão global e estratégica da Ford de encerrar a produção no Brasil. A decisão da montadora destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise. O ministério trabalha intensamente na redução do custo Brasil com iniciativas que já promoveram avanços importantes.”

(Com informações da Agência Brasil) 

Notícias Relacionadas