ELEIÇÕES 2020

Eleitores terão 60 dias para justificar a ausência no dia da votação

O prazo para aqueles que se ausentaram no primeiro turno é até 14 de janeiro de 2021

17/11/2020 às 18h06min
Por: Redação//NTocantins - Foto: Divulgação

Eleitores que não compareceram para votar no último domingo (15) terão até 60 dias para justificar sua ausência. Preferencialmente, a justificativa deve ser feita por meio do aplicativo ‘e-Título’ e pelo Sistema Justifica na internet ou, excepcionalmente, entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em qualquer cartório da zona eleitoral.

Além da via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, pelo aplicativo ‘e-Título’ é possível emitir a certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais, assim como pode ser consultado e emitido o Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais. O aplicativo está disponível nas plataformas ‘Google Play’ e ‘App Store’.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

A ausência às eleições pode ser justificada tantas vezes quantas forem necessárias, mas o eleitor deve estar atento a eventual revisão do eleitorado no município onde for inscrito, visto que, se não atender a convocação da Justiça Eleitoral para a revisão, poderá ter seu título eleitoral cancelado.

Saiba mais sobre as consequências para quem não justificar por meio do link: https://www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/consequencias-para-quem-nao-justificar

Notícias Relacionadas