ELEIÇÕES 2020

Confira quem são os candidatos confirmados à Prefeitura de Palmas

No total, 14 nomes estão na disputa esta ano

17/09/2020 às 12h29min
Por: Redação // NTocantins - Foto: Aline Batista/Prefeitura de Palmas

O prazo para realização das convenções partidárias terminou nesta quarta-feira (16), e 14 candidatos confirmaram seus nomes na disputa pela Prefeitura de Palmas.

Segundo o TRE, as candidaturas devem ser registradas oficialmente até o dia 26 de setembro, e dependem da validação do órgão para disputar os cargos no Executivo. 

Conheça, em ordem alfabética, os candidatos que já foram registrados:


Alan Barbiero (Podemos)

A candidatura de Alan Barbiero, de 53 anos, foi oficializada no dia 05 de setembro, na primeira convenção em sistema drive-in do Tocantins, que também foi transmitida pela internet. A vice da chapa do Podemos é a odontóloga Micheline Cavalcante,  também do Podemos.

Barbiero já assumiu o cargo de Deputado Federal e disputa pela primeira vez, a liderança do Executivo de Palmas. Ele é engenheiro agrônomo de formação, professor universitário, empresário, ex-deputado estadual e ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).


Ataídes Oliveira (PP)

O nome do ex-senador Ataídes Oliveira foi confirmado na convenção do Progressistas (PP) de Palmas, realizada no dia 16 de setembro, para concorrer ao cargo de prefeito da Capital. Como vice da chapa, foi escolhida a engenheira civil, Marlei Pereira Silva, também do PP.


Cinthia Ribeiro (PSDB)

A candidatura da atual prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, confirmada no dia 16 de setembro, durante convenção do PSDB. O evento foi totalmente digital. Como vice da chapa, o partido anunciou o nome do empresário Lucas Meira (DEM), que é presidente do Palmas Futebol e Regatas.

Cinco partidos declararam apoio à candidatura de Cinthia: Democratas, MDB, Avante, Rede e Patriota. O ex-governador Siqueira Campos, Senador Eduardo Gomes, deputada federal Professora Dorinha, foram algumas dos apoiadores da campanha que estiveram na live. 

Durante a live foram anunciados ainda 28 candidatos que vão concorrer ao cargo de vereador, sendo 20 homens e 8 mulheres. 


Eli Borges (Solidariedade)

A convenção do partido Solidariedade, realizada no dia 16 de setembro, confirmou o nome do Deputado Federal Eli Borges como candidato a Prefeito de Palmas. O evento foi em formato drive-in, no Estádio Nilton Santos.

Eli Borges fez seu discurso por meio da internet, já que está internado para tratamento da Covid-19. 

O partido não confirmou nenhuma coligação, mas conforme decisão dos convencionais, a sigla tem 24 horas para anunciar o candidato a vice.


Gil Barison (Republicanos)

No dia 16 de setembro, o partido Republicanos oficializou a candidatura do empresário e cirurgião dentista Gil Barison a prefeito de Palmas. O grupo afirmou que ainda não definiu o vice da chapa e está aberto a negociações. 

O partido anunciou 17 candidatos a vereadores da Capital. Além de lançar os candidatos aos cargos do executivo, durante o evento o partido tratou de temas como a infraestrutura da cidade e a família, além de anunciar coligações com o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e com o Democracia Cristã (DC).  


Ivory de Lira (PcdoB)

Em convenção presencial realizada na noite do dia 15 de setembro, o PCdoB homologou 18 candidaturas para a disputa as vagas na Câmara Municipal de Palmas. O nome cotado para representar o partido no executivo é o do deputado estadual, Ivory de Lira, que não participou da convenção. 

Segundo o próprio partido, as negociações estão em fases finais, e ainda será definida a representação da chapa para o executivo municipal.


João Aparecido Bazzoli (PSOL)

A candidatura de João Aparecido Bazzoli, representante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), foi oficializada no último sábado (12), durante uma convenção virtual do partido. A vice do PSOL é Lúcia Viana.

Bazzoli é trabalha como professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Direito. Ele atua nas áreas de conhecimento envolvendo Cidade, Ambiente e Regularização Fundiária. Bazzoli disputa o cargo pela primeira vez.


João Helder Vilela (PT) 

O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de João Helder Vilela oficialmente, no dia 13 de setembro. A convenção aconteceu de forma mista - de forma presencial e virtual. O vice da chapa ainda não foi escolhido pelo partido.

João Helder Vilela já foi candidato a deputado federal. Ele é empresário e pioneiro da Capital. O petista atua no ramo imobiliário e do comércio varejista de petróleo. Assim como os outros candidatos, essa é a primeira vez que ele disputa o cargo de prefeito de Palmas.


Marcelo Lelis (PV)

A convenção do Partido Verde (PV), realizada no dia 16 de setembro, oficializou o nome de Marcelo Lelis como candidato à Prefeito de Palmas. Durante o evento, o vereador Milton Neris (PDT) foi anunciado como vice na chapa.

Esta é a terceira vez que Lelis disputa a prefeitura de Palmas, a primeira vez foi em 2008 e a segunda em 2012, mas não foi eleito. 

Ao todo, o Partido Verde tem 21 candidatos oficializados, sendo 16 homens e cinco mulheres.


Max Dornellys (PTC)

A convenção do Partido Trabalhista Cristão (PTC), realizada também no dia 16 de setembro, definiu a candidatura do empresário Max Dornellys à prefeitura de Palmas.

Esta é a primeira disputa política de Dornellys, que atualmente também é o presidente do PTC. O partido terá 13 candidatos concorrendo aos cargos de vereador no parlamento municipal. O nome do vice ainda não foi anunciado.


Osires Damaso (PSC)

O deputado Osires Damaso foi confirmado como candidato a prefeito de Palmas durante convenção do PSC, realizada no dia 16 de setembro. O evento confirmou ainda 28 candidatos a vereador, sendo 19 homens e 9 mulheres, mas o vice ainda não foi definido.

Osires Damaso é empresário e cumpriu mandatos como deputado estadual. Em 2018 foi eleito deputado federal e é atual presidente do partido no Tocantins.


Professor Júnior Geo (PROS) 

A convenção do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), realizada no dia 16 de setembro, oficializou o atual deputado estadual Professor Júnior Geo como candidato à Prefeitura de Palmas.

Durante a convenção foi aprovada uma chapa com 27 candidatos a vereador pelo partido. Ao todo, serão 9 mulheres e 18 homens, o que cumpre a determinação da cota eleitoral feminina.

O nome do vice-prefeito vai ser definido posteriormente, já que o partido se colocou aberto às possibilidades de coligações partidárias com outras agremiações.


Tiago Amastha Andrino (PSB)

A candidatura de Tiago Amastha Andrino à Prefeitura de Palmas foi confirmada durante a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que foi transmitida pela internet no dia 15 de setembro.

O partido anunciou 29 candidatos a vereador, mas ainda não divulgou o nome de quem vai concorrer a vice na chapa.

Andrino é vereador na Capital, e foi eleito em 2016.  Ele foi candidato a Deputado Federal em 2014 e 2018, tendo ficado como primeiro suplente em 2018. 


Vanda Monteiro (PSL)

O nome da Deputada Estadual Vanda Monteiro foi confirmado como candidata na disputa pela Prefeitura de Palmas, durante a convenção do Partido Social Liberal (PSL), realizada na noite do dia 16 de setembro.

O evento confirmou ainda o nome de 29 candidatos a vereador da Capital, mas o vice da chapa ainda não foi definido. 

Vanda Monteiro foi eleita ao cargo de vereadora de Palmas em 2016, e em 2018 foi eleita deputada estadual, cargo que ocupa atualmente.


Notícias Relacionadas