CONVENÇÃO

Comércio tocantinense não poderá funcionar durante feriado de Finados

Ficam fora da proibição: farmácias, estabelecimentos do ramo de alimentos, e empresas instaladas em Shopping Centers

26/10/2020 às 15h46min
Por: Redação//NTocantins - Foto: Edu Fortes/Prefeitura de Palmas

Durante uma convenção coletiva do Sindicato dos Empregados do Tocantins (SECETO) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio), foi estabelecida a proibição da abertura do comércio durante o feriado do Dia de Finados (02 de novembro). 

No entanto, alguns dos setores tidos como essenciais ficam fora da proibição, dentre eles: farmácias, estabelecimentos do ramo de alimentos, e empresas instaladas em Shopping Centers. 

 “Por se tratar de um feriado culturalmente utilizado para homenagear os entes queridos, a tradição é que o comércio não funcione. Vale ressaltar que a convenção que proibiu a abertura foi firmada pela FECOMÉRCIO e o SECETO antes da pandemia e não poderia prever a situação do comércio atualmente, mas entendemos que deve ser cumprida a convenção”, disse o Diretor Jurídico da ACIARA, Roger Kuhn.

Dia do Servidor Público

Tradicionalmente, no dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor Público; no entanto, o governador Mauro Carlesse assinou o decreto nº 6.172, publicado na última sexta-feira (23) no Diário Oficial do Estado, onde altera a data comemorativa do dia 28 para 30 deste mês.

Graças à medida, o servidor público terá um feriado prolongado, de sexta até segunda (02). Vale ressaltar que o feriado do Dia do Servidor Público não interfere no funcionamento do comércio. 


Notícias Relacionadas